ASSOCIADA DO SINQFAR, IBQ BRITANITE  RECEBE SELO CLIMA PARANÁ :: Noticias :: Sinqfar

Notícias


11/11/2015 ASSOCIADA DO SINQFAR, IBQ BRITANITE RECEBE SELO CLIMA PARANÁ

Foto: A coordenadora de logística reversa, Juvita Lima Leoni, a coordenadora de sustentabilidade da IBQ, Vanuza Sennes, e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinsk

noticia

A empresa associada ao Sinqfar, IBQ Indústrias Químicas, foi uma das agraciadas no último dia 06.11.15, no Campus da Indústria, em Curitiba, com o selo Clima Paraná, categoria bronze, um reconhecimento público do governo do Estado do Paraná para empresas comprometidas com a sustentabilidade. O objetivo do selo é estimular a apresentação de inventários de emissão de poluentes no Estado, já que as empresas entregam, voluntariamente, à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, seus dados de emissão de gases de efeito estufa. 

            "Ficamos muito felizes que esta nossa associada esteja na lista de entrega deste selo, que é uma novidade muito bem vinda porque destaca e estimula as empresas que mantém políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Conheço de perto a IBQ e seus dirigentes e sei que trata-se de um reconhecimento justo" - disse o presidente do Sinqfar, Marcelo Ivan Melek, representado na solenidade pela coordenadora de logística reversa, Juvita Lima Leoni.

            O selo foi entregue à coordenadora de sustentabilidade da IBQ Indústrias Químicas, Vanuza Sennes. Falando ao site do Sinqfar, ela relatou que a empresa realiza internamente o inventário de emissão de gases desde 2012, mas agora houve uma adaptação de metodologia para atender aos critérios do selo Clima Paraná. Vanuza Sennes também destacou que não se trata apenas de levantar dados, mas desenvolver políticas que apontem para a redução dos gases na atmosfera. “O inventário é a parte fácil. Mas a meta é a médio e longo prazos promover redução da emissão de gases. Para isso já montamos um grupo de trabalho que vai desenhar esse projeto” – disse. Ela também salientou que o selo é um estímulo ao desenvolvimento destas ações. “É um reconhecimento para uma empresa como a nossa, do ramo químico, e queremos avançar com a conquista dos selos prata e ouro, a nível estadual e nacional” – concluiu.

            O presidente do Sistema Fiep, Edson Campangnolo, destacou a ação das empresas que, segundo ele, contribuem de forma voluntária com o Estado. "Estão de parabéns pelo exemplo que dão" - afirmou. Coube a entidade o papel de elaborar a resolução que regulamenta o registro público de emissões por parte das indústrias.

            A Fiep também faz parte do grupo de trabalho de revisão da resolução e quer ampliar os benefícios às empresas que informarem seus dados. A Federação trabalha para criação de oficinas e seminários que debatam as mudanças climáticas e a necessidade de metas de diminuição do impacto ambiental.

COMO FUNCIONA - As empresas cadastradas são classificadas, em ouro, prata e bronze, de acordo com o nível de verificação dos dados, e recebem o Selo Clima Paraná, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.A indústria que recebe o selo ouro tem a extensão de um ano da licença de operação. A tendência é que o Paraná passe a exigir o registro público de emissão de gases poluentes, assim como já é feito em São Paulo e Rio de Janeiro.

            Nesta primeira entrega receberam os selos Copel (ouro), Dudalina (ouro), Klabin (ouro) e CCR Rodonorte (ouro), Britanite (prata), GSS (bronze), Index (bronze) e o Grupo DSR (bronze). “Conheço registros públicos de emissões de outros estados e este do Paraná é o mais avançado”, disse Paulo Zanardi, diretor da empresa GSS Sustentabilidade e Bioinovação.

            Pelas informações prestadas à Secretaria estadual do Meio Ambiente, por meio do Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa, estas oito empresas emitem juntas 1 milhão de toneladas de CO2 por ano, o que representa 5% das emissões da indústria paranaense. “A transparência das informações e a colaboração das empresas ajudará os governos a formularem políticas e ações mais eficientes” - destacou o secretário de meio ambiente e recursos hídricos,  Ricardo Soavinski.

            As empresas que quiserem aderir ao Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa devem preencher o protocolo de intenções disponível no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (www.meioambiente.pr.gov.br).

e-mail






TOP 5
Confira as 5 mais lidas