COMEÇA PROCESSO DE CCT 2016 / 2017 NO SINQFAR :: Noticias :: Sinqfar

Notícias


18/08/2016 COMEÇA PROCESSO DE CCT 2016 / 2017 NO SINQFAR

Assembleia apresenta dados atualizados de índices negociais e analisa reivindicação do sindicato laboral

noticia
Uma assembléia geral extraordinária realizada na última terça feira (16.08.16), na sede do Sinqfar em Curitiba, marcou formalmente o início do processo da Convenção Coletiva de Trabalho do Sinqfar. Com participação expressiva, representantes de empresas do setor químico e farmacêutico associadas compareceram e deliberaram sobre a conjuntura que envolve a negociação este ano. De um modo geral, a conjuntura política e econômica do País coloca a CCT em situação atípica, disseram alguns participantes. 
A AGE foi aberta pelo presidente do Sinqfar, Marcelo Ivan Melek, que considerou a reunião como estratégica para início das negociações com os sindicatos laborais. O presidente fez um cumprimento especial ao diretor de Recursos Humanos da associada Novozymes North America, Brian O´Boyle, que pela primeira vez particpou de evento no Sinqfar. Ele respondeu destacando a solidez do Sinqfar e empenho da entidade em conduzir as negociações coletivas. Em seguida a responsável pelo Departamento Jurídico do Sinqfar, Dra. Cassiana Frazão Melek, apresentou dados negociais que atualizam o que já havia sido divulgado no Caderno de Tendências Negociais.
A apresentação deu ideia da conjuntura negocial com percentuais como a projeção do INPC para setembro (9,37%), o valor do salário mínimo regional, (R$ 1.234,20), as médias salariais negociadas no Paraná, de – 0,51% em agosto, e a média de aumento real do setor químico e farmacêutico em estados com índice que variou de zero (Santa Catarina) a 0,31% (Amazonas). “Estados importantes e que são referência com data base em junho ainda não fecharam acordos. O Rio Grande do Sul não chegou a consenso no reajuste e provavelmente vai a dissídio. E no Rio de Janeiro também ainda não fechou” – disse Dra. Cassiana. Ela também informou às empresas as reivindicações dos sindicatos laborais, incluindo itens como reajuste salarial, PLR, salário normativo e vale mercado.
“Esta comparação daquilo que já foi negociado é fundamental para que tenhamos clareza do contexto negocial que chegou a zero no estado vizinho” – pontuou o presidente. Ele ressaltou que a manutenção do limitador (índice que limita o percentual de reajuste de acordo com a faixa salarial), é uma das metas da convenção deste ano, colocada pelas associadas. Vamos brigar por isso” – afirmou.
Aproveitando a presença do grupo o presidente apresentou o projeto Vote Bem, uma campanha da Fiep para mobilizar a população a um voto consciente nas próximas eleições e distribuiu, ao final, bandeira brasileira oficial. Ele também sugeriu que seja retomada a ideia de reuniões periódicas da área de recursos humanos das empresas com o Sindicato como prévia para a negociação coletiva – e anunciou que o Encontro do G-15 será ampliado em 2017, com participação do conjunto das empresas dos dois setores representados.
e-mail






TOP 5
Confira as 5 mais lidas