IAP COBRA PLANO DE LOGÍSTICA REVERSA DO SETOR MEDICAMENTOS NO PARANÁ :: Noticias :: Sinqfar

Notícias


15/06/2015 IAP COBRA PLANO DE LOGÍSTICA REVERSA DO SETOR MEDICAMENTOS NO PARANÁ

Empresas terão 60 dias para informar o que estão fazendo para cumprir a lei

noticia

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está finalizando o envio de ofício para 6 indústrias e 170 distribuidoras do setor medicamentos instaladas no Paraná.De acordo com a responsável pela Política de Resíduos Sólidos do Departamento de Licenciamento de Atividades Poluidoras do IAP, Alessandra Nakamura, as empresas terão um prazo de 60 dias, a partir da ciência do documento, para informar sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que estão utilizando, ou que Plano pretende aderir. 'Após esse prazo ocorre a notificação. Caso a empresa não atenda as exigências da lei ambiental 17.211/2012, vem a fase da autuação com aplicação das multas devidas' - alerta.
Para a coor­de­na­dora de logís­tica reversa do Sinq­far, Juvita de Lima Leoni, a expec­ta­tiva é que a ini­ci­a­tiva do IAP amplie a par­ti­ci­pa­ção das empre­sas do setor para a logís­tica reversa. ‘’Esses ofí­cios devem levar as empre­sas a toma­rem cons­ci­ên­cia que existe uma lei a ser cum­prida, e que mais cedo ou mais tarde haverá uma cobrança efe­tiva por parte dos órgãos res­pon­sá­veis.' Ela também lembra que 'o Sinqfar já tem um plano setorial muito consistente e aprovado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Estamos à disposição das empresas para informações e auxílio no que for preciso´´ - diz ela. As empresas podem entrar em contato através do telefone 41 3254.8774.
O IAP utiliza como base para a operação as empresas licenciadas pelo órgão no Estado. Ainda de acordo com Alessandra Nakamura, até o momento apenas uma indústria enviou um Plano, mas que, segundo ela, não atende aos ditames da lei. 'Na fase de notificação vamos indicar que as empresas utilizem os Planos já aprovados pela Sema - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos' - afirmou.
e-mail






TOP 5
Confira as 5 mais lidas