LOGÍSTICA REVERSA DO SINQFAR É APRESENTADA EM EVENTO NO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA  :: Noticias :: Sinqfar

Notícias


14/10/2015 LOGÍSTICA REVERSA DO SINQFAR É APRESENTADA EM EVENTO NO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA

Representante da Secretaria de Estado da Saúde reafirmou parceria com o Sindicato no processo de LR

noticia

As ações do Sinqfar para a logística reversa foram apresentadas no último dia 08.10.15, no Conselho Regional de Farmácia, pela coordenadora de logística reversa da entidade, Juvita Lima Leoni. Ela atendeu convite do Grupo de Trabalho de Medicamentos do Paraná - GTM-PR, para a solenidade de encerramento do projeto piloto, lançado em abril de 2014, que envolveu a coleta de cerca de 4 toneladas de medicamentos em desuso e embalagens, em estações coletoras instaladas em 40 farmácias e 3 unidades de saúde de Curitiba. As empresas Herbarium e Prati-Donaduzzi, associadas ao Sinqfar, estão entre as participantes do projeto piloto.

Presente ao evento, a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Márcia Marques de Azevedo, agradeceu em sua fala a importância do Sinqfar na implantação da LR no Paraná. ´´Considero importantíssima essa parceria do Estado com o Sinqfar, que já fez todo um movimento, sem o qual o processo não teria avançado como avançou' - disse ela, que enfatizou também a intenção de continuidade em um trabalho conjunto. 'Os dados desse projeto piloto do município vão servir de base para o trabalho do Estado daqui para  a frente. Temos todo o interesse em permanecer junto com o Sinqfar nesta nova etapa' - afirmou.

            A coordenadora Juvita Lima Leoni falou a um público formado por representantes do Estado, Município, diretores do CRM, parceiros do projeto e pelo vereador Felipe Braga Cortes (PSDB), autor da lei municipal nº 13.978/2012, sobre a disposição adequada de resíduos de medicamentos domiciliares. A coordenadora fez um breve resumo das ações, pontuando as dificuldades do Sindicato para dar andamento ao processo. 'Enfrentamos muita resistência da indústria mas principalmente das que estão fora do Estado. Surgem sempre muito empecilhos que impedem o processo de avançar' - disse. Ela apontou as empresas Prati-Donaduzzi e Herbarium como exemplos a serem seguidos no compromisso de cumprir à lei. ‘’E não é apenas o cumprimento da lei, são empresas de fato comprometidas com a meta de proteger o meio ambiente’’ – ressaltou.

RESULTADOS - Com o slogan "Medicamento não é lixo, descarte no lugar certo", o projeto piloto do Grupo de Trabalho de Medicamentos do Paraná - GTM  foi coordenado pelo farmacêutico Javier Salvador Gamarra Junior. De acordo com ele,  os dados e a experiência do projeto piloto vão integrar as ações da logística reversa com vistas ao cumprimento da lei estadual. 'Este é uma material que servirá de base para as ações que acontecem daqui para a frente no Estado. Sentimos que a população está bem interessada e acredito que o processo tenha tudo para avançar' - pontuou.

 

 

 

e-mail






TOP 5
Confira as 5 mais lidas