Missão Internacional Do Sinqfar Tem Agenda Em Instituições Centenárias Da França E Inglaterra :: Noticias :: Sinqfar

Notícias


25/07/2014 Missão internacional do Sinqfar tem agenda em instituições centenárias da França e Inglaterra

Confira resumo dos principais compromissos

noticia

O presidente do Sinqfar durante almoço em Paris com o ex-embaixador da França no Brasil e atual presidente   do conselho de administração da Câmara de Comércio Brasil na França (CCBF), Philippe Lecourtier, e a secrétaire général de Câmara de Comércio Brasil na França (CCBF), Meilyn Teodoro

 

 

O presidente do Sinqfar, Marcelo Ivan Melek, cumpriu uma extensa agenda de compromissos durante a missão internacional na Inglaterra e França, realizada na primeira quinzena de julho. A missão, que tem patrocínio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep, e é organizada pelo Centro Internacional de Negócios – CIN,  Câmara de Comércio Brasil-França e  UK Trade&Investemnt, visitou instituições para se inteirar das suas agendas de trabalho atuais, com vistas a ações no Brasil. Veja um resumo:

ALMOÇO EM PARIS COM EMBAIXADOR

Em Paris, o presidente do Sinqfar atendeu ao convite para participar de um almoço com o ex-embaixador da França no Brasil e atual presidente   do conselho de administração da Câmara de Comércio Brasil na França (CCBF), Philippe Lecourtier. A conversação girou em torno de um protocolo especial para o estado do Paraná, sendo muito produtivo já que Marcelo Ivan Melek também pode detalhar os objetivos da missão e do trabalho desenvolvido no Sinqfar.

Presente ao almoço, a secrétaire général de Câmara de Comércio Brasil na França (CCBF), Meilyn Teodoro enviou, logo após o encontro, um agradecimento especial, dirigido ao presidente do Sinqfar:

´´Em nome da CCBF, gostaria de lhe agradecer as informações relativas à atualidade política e econômica do  estado do Paraná e dizer que foi um prazer conhecê-lo e aprender um pouco mais sobre o SINQFAR e suas atividades.  

Permanecemos à disposição para auxiliá-los no que for possível.

Conte com nosso apoio para implementarmos uma maior participação das empresas brasileiras nesta Câmara de comércio mas também estreitar as cooperações entre organismos franceses e brasileiros´´.

Meilyn TEODORO

Secrétaire général / Diretora

  

LEEM – LES ENTREPRISES DU MEDICAMENT

Implantou logística reversa da França em 1992

            Marcelo Ivan Melek esteve na Leem, uma instituição criada há mais de 100 anos na França para representar as empresas farmacêuticas, com destacado papel em questões de saúde. Hoje a Leem possui 35 membros de diretoria, reeleitos a cada quatro anos, e representa 270 empresas em toda a França.

Entre suas atribuições está a definição do preço dos medicamentos junto ao governo e consultoria em legislação. A entidade atua como uma espécie de confederação das indústrias, embora não exista contribuição sindical obrigatória como acontece no sistema brasileiro. A entidade se mantém com contribuições que são calculadas de acordo com o lucro das empresas.

Também cabe à Leem as negociações salariais do setor, uma vez que na França não existem sindicatos patronais das indústrias farmacêuticas. Outra questão importante dentro de suas atribuições é a  logística reversa. O país instituiu a LR em 1992 e hoje recolhe 60% de todo medicamento distribuído no mercado.

O grupo do Sinqfar foi  recebido na Leem pela Directeur Des Affaires Européennes, Relations Extérieures Et RSE, Delphine Caroff, em uma reunião muito produtiva, segundo relata Marcelo Ivan Melek. ´´Trocamos muita informação sobre as duas entidades, o Sinqfar e  a nossa forma de atuação, e a deles, ampliando a visão de modos diferentes de gestão. Com eles aprendemos muito em termos de organização que gera resultados concretos, a exemplo da implantação da logística reversa, hoje algo que já tem uma dinâmica própria, como esperamos que aconteça aqui no Brasil´´ - considerou Marcelo Ivan Melek.

ROYAL SOCIETY OF CHEMISTRY

Referência mundial em pesquisa,  tem associados do Paraná

 Em Londres, a missão Sinqfar esteve também na Royal Society Of Chemistry, uma instituição fundada em 1841. Votada ao avanço das ciências químicas – tendo publicado seu primeiro trabalho a mais de 170 anos – a entidade tem hoje o status de sociedade mais antiga do mundo ligada à química. Com um prédio imponente, a Royal Society Of Chemistry continua sendo referência como polo de pesquisa de ponta, tendo no currículo de pesquisadores dois prêmios Nobel. A entidade edita jornais, catálogos e revistas científicas, com produção de cerca de 350 mil artigos por ano.

Pela primeira vez na história, a Royal Society tem uma mulher na presidência. Outra curiosidade revelada pela missão Siqnfar, é que a instituição centenária e mundialmente conhecida e respeitada, tem atuação expressiva no Brasil, sendo cinco associados lotados no estado do Paraná.

O presidente Marcelo Ivan Melek foi recebido na Royal Society Of Chemistry pela diretora executiva Clare Viney e pela senhora Alison Eldridge.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO – OIT

Agenda internacional de trabalho decente para trabalhadores do ramo químico 

A missão Sinqfar esteve no escritório da Organização Internacional do Trabalho – OIT, em Paris, onde teve conhecimento da agenda internacional, criada em 28.04.14, que lançou o Dia Mundial para Segurança e Saúde do Trabalho. A agenda é específica para trabalhadores que lidam com produtos químicos, dentro da ideia de Trabalho Decente. A OIT está fazendo levantamentos  e colhendo dados sobre práticas laborais desse setor visando à prevenção de acidentes causados por contaminação. ´´Como desdobramento dessa ação internacional, vamos acompanhar a questão do trabalho decente aqui no Brasil de forma específcia para o setor químico´´ - adiantou Melek.

 

e-mail






TOP 5
Confira as 5 mais lidas