PARTICIPANTES DESTACAM  IV ENCONTRO DE LIDERANÇAS EMPRESARIAIS SINQFAR/FIEP: 'INTERATIVO E COM QUESTÕES DE INTERESSE DAS INDÚSTRIAS' :: Noticias :: Sinqfar

Notícias


05/05/2017 PARTICIPANTES DESTACAM IV ENCONTRO DE LIDERANÇAS EMPRESARIAIS SINQFAR/FIEP: 'INTERATIVO E COM QUESTÕES DE INTERESSE DAS INDÚSTRIAS'

Ponto alto do evento foi a palestra do interlocutor da CNI com o governo federal Pablo Cesário

noticia
A palestra Cenários Políticos e desafios para a Indústria, ministrada pelo gerente executivo de relacionamento com o Poder Executivo na Confederação Nacional da Indústria – CNI, Pablo Cesário, foi destaque entre os participantes do IV Encontro de Lideranças Empresariais Sinqfar. Entrevistados pela Comunicação do Sinqfar, os líderes destacaram a importância de obter informações da pessoa que hoje ocupa a função de interlocutor entre a CNI e o governo federal. Esta foi a quarta edição do evento, realizado pelo Sinqfar e Fiep, no último dia 26 de abril/17, no Campus da Indústria, em Curitiba.
Para o coordenador de Adm. Pessoal e Remuneração da associada IBQ Indústria Química Ltda, Mauro Samways Niece, "os eventos feitos pelo Sinqfar são sempre muito bem pensados e dessa vez não foi diferente. A palestra do Pablo trouxe uma visão política ampliada, o Encontro como um todo foi bem interativo e trouxe questões pertinentes às indústrias” - disse ele.
Esta é também a avaliação do gerente de RH para América Latina da Hexion Química do Brasil Ltda, Demetrius Dellê. "Fiquei surpreendido positivamente com o tema e qualidade do palestrante, tanto que estou pensando na possibilidade de levá-lo à nossa empresa. Estamos com executivos da matriz dos Estados Unidos nos visitando e seria muito importante termos essa análise política profunda para mostrar a eles. Concordo especialmente quando ele coloca que a indústria tem que participar mais na política, e não se retrair” – opinou.
Já o gerente industrial da GPC Química, Paulo Cesar Alves elogiou o evento, afirmando que “gostei muito de todo o evento. A palestra da CNI foi motivadora porque identifica e aponta o papel de dirigentes da indústria na política. Creio que foi o melhor já realizado” – concluiu.
“São informações que nos ajudam a entender algumas questões chave para o planejamento de nossos negócios, já que ampliam o ângulo de análise. Pessoalmente também achei muito produtiva a palestra, que nos trouxe um panorama claro da conjuntura, muito além das informações que temos na mídia” – opinou o presidente do Sinqfar, Marcelo Ivan Melek. “Fico feliz de ter atingido o objetivo, pois quando planejamos o evento tínhamos justamente a ideia de trazer algo novo e estimulante para o nosso público alvo” – afirmou.
O gerente executivo da CNI, Pablo Cesário, apresentou um amplo panorama do cenário político do País, tendo como dados de pesquisas sobre os partidos políticos, pós-operação Lava Jato, e análise de como essa realidade impacta na conjuntura política e econômica. Ao falar das tendências para 2018, quando haverá novas eleições, Cesário destacou o desgaste da classe política tradicional - o que, segundo ele, deve impulsionar à formação de novos quadros para ocupar cargos estratégicos. "Existe um ceticismo quanto aos políticos conhecidos e isso abre caminho para que se formem novas lideranças, que podem vir da indústria" - indicou Pablo Cesário, que também falou dos bastidores das reformas trabalhista, previdenciária e tributária. Ao final, os participantes fizeram perguntas e comentários.
SALA PROSPECTIVA – Uma parte do grupo do IV Encontro de Lideranças Empresariais participou ainda de uma apresentção do Master Plan, pela gerente dos Observatórios Fiep, Marília de Souza. Os industriais tiveram oportunidade de conhecer o projeto, que traça eixos estratégicos para alavancar o crescimento das empresas - tendo como base os principais fatores que influenciam o grau de competitividade industrial.
Outra novidade foi a apresentação na Sala Prospectiva, um espaço projetado para oferecer big data - um banco de dados estruturados que podem ser acessados pelas empresas para seus negócios. A head of P&O LA (Gerente Senior de Pessoas & Organização LA), Daniela Guimarães Lopes Martins, da associada Novozymes, avaliou que “o Encontro como um todo foi muito positivo e produtivo. Fiquei impressionada com a Sala Prospectiva, porque na empresa estamos discutindo justamente a importância da big data e hoje vimos essa ideia materializada aqui. A palestra do Pablo Cesário foi fenomenal, porque trouxe uma perspectiva política que nos ajuda a enxergar a realidade do País” – disse.
Ao abrir os trabalhos, o presidente Marcelo Ivan Melek cumprimentou o superintendente da Fiep, Reinaldo Tockus - que representou o presidente Edson Campagnolo - e a gerente de Relações Sindicais, Maria Aparecida Lopes. “Quando pensamos no tema do evento percebemos que tínhamos à disposição algo muito importante da Casa (Fiep) e que ainda não havia sido trabalhado, um plano diretor elaborado com muito cuidado e com abrangência em longo prazo" - disse, referindo-se ao Master Plan.
Quando falou ao grupo ampliado do evento, - que incluíam lideranças empresariais e vogais da Junta Comercial do Paraná – Jucepar - o presidente Marcelo Ivan Melek destacou a importância de manutenção da contribuição sindical obrigatória que, naquela data (26.04), estava sendo votada - já que faz parte da Reforma Trabalhista. "O principal argumento para o fim da contribuição sindical obrigatória é que ela enfraquece e até acaba com os sindicatos laborais. Não acreditamos que isso ocorra, pois os trabalhadores têm outros mecanismos de conseguir negociar. Ao contrário, abrimos com isso um perigoso caminho para negociações paralelas e diretas com as empresas uma vez que, sem recursos, um sindicato patronal não terá mais como representar com força" - disse o presidente.
Acompanhe na fanpage @sinqfar fotos do evento!


e-mail






TOP 5
Confira as 5 mais lidas